Documentação necessária para o visto australiano

Estudo Publicado em: 13/03/2017

 

Desde 2016, o visto australiano é solicitado totalmente online e requer uma série de documentações, desde carta de intenções até comprovação financeira. Confira a lista do que você vai precisar, se organize e boa sorte!

 

Formulário de Solicitação de Visto Australiano, completamente preenchido. Não esqueça informações de histórico profissional e estudantil.

Formulário 956A: estudante assinar no item 30, página 6, no campo “Your signature”.

• Carta de Intenção em inglês, digitada e assinada. Tente ao máximo contar sua história claramente. Cite informações acadêmicas, histórico profissional (se houver) e, mais importante, convença o cônsul que você é um estudante genuíno. Isso quer dizer que devemos citar vínculos com o Brasil e que suas intenções de voltar ao Brasil são reais.

• 01 Foto colorida, 3x4 recente.

• Cópias coloridas e autenticadas do passaporte: atual, da página de dados, assim como qualquer outra página usada do passaporte antigo (com carimbos ou vistos) e outros passaportes antigos já expirados que contenham viagens internacionais. O passaporte deve ser válido por no mínimo 6 meses após o término da sua estadia no país.

• Cópia colorida autenticada do RG ou Carteira de Motorista (CNH).

• Cópias autenticadas e traduzidas* do Histórico Estudantil: ou seja, diploma ou histórico do Ensino Médio, faculdade, pós-graduações, MBAs, mestrados e doutorados, o que se aplicar. É importante demonstrar a linha do tempo de estudos.

• Cópias autenticadas e traduzidas* do Histórico Profissional: ou seja, comprovações de vínculo empregatício dos últimos 10 anos. Carteira de Trabalho, contratos sociais, contratos de prestação de serviço, declarações de empresas, etc.

• Cópias autenticadas e traduzidas* de vínculos familiares: família é entendido como parceiro(a) na lei e filhos. Enviar certidões de casamento e nascimento de filhos, mesmo se os familiares não viajem com o aplicante.

• CoE (Confirmation of Enrolment) – documento de aceitação emitido pela escola na Austrália (contém confirmação de OSHC). O seguro saúde deve cobrir toda sua estadia, incluindo o grace period após o curso.

• Imposto de Renda Pessoa Física traduzido* completo com recibo de entrega.

• 3 últimos comprovantes de renda mensal traduzidos* (contra-cheque, pró-labore, decore ou holerite).

• 3 últimos extratos bancários, declarando um valor líquido médio de R$ 5.500,00 por mês de estadia na Austrália. Podem ser de conta-corrente, poupança, aplicações ou investimentos. Previdência privada, ações e bens não são considerados.

• Carta de custeio em Inglês, caso quem esteja financiando a viagem não seja o próprio aplicante. Assim, a documentação financeira será toda do financiador. A Austrália permite até 2 custeadores. As cartas devem ter firma reconhecida.

 

*As cópias traduzidas não necessitam ser juramentadas. Pode ser uma tradução simples, contando que esteja acompanhada da cópia autenticada do documento original.

 

Leia também: Carta de intenções e outras dicas sobre o visto australiano

 

 


Comentários

Leia Também

Cidades mais procuradas para intercâmbio na Inglaterra

Leia o artigo completo.


Bolsas integrais de graduação e pós graduação para brasileiros na Austrália

Leia o artigo completo.


Escolas de idiomas e universidades na Austrália

Leia o artigo completo.



Facebook

Instagram

Categorias