Como funciona a aposentadoria em outros países

Trabalho Publicado em: 23/03/2017

 

Muito tem se falado sobre a Reforma da Previdência no Brasil. De acordo com as novas regras, que ainda estão em aprovação, o trabalhador poderá se aposentar a partir dos 65 anos de idade - tanto homens quanto mulheres -, mediante contribuição mínima de 25 anos. Aproveitamos para pesquisar como funciona a aposentadoria em alguns países ao redor do mundo. Confira!

 

Nos Estados Unidos, a idade mínima de aposentadoria é de 66 anos e subirá para 67 até 2022. Os benefícios dependem do número de anos de contribuição, que é de 10 anos, no mínimo. No país, há a possibilidade de adiantar a aposentadoria para 62 anos (sendo que, neste caso, o trabalhador receberia um valor parcial compatível) ou adiar até os 70 anos (dessa forma, o contribuinte tem um acréscimo no valor a ser recebido).

Na França e na Alemanha, a idade mínima para se aposentar é de 65 anos e passará para 67 até 2022. Os franceses precisam contribuir por mais ou menos 43 anos. Já para os alemães é exigido o tempo mínimo de 10 anos de contribuição.

A Dinamarca possui um dos melhores sistemas de aposentadoria do mundo. O país não exige tempo mínimo de contribuição, mas este item influência nos benefícios e no valor a ser recebido. Atualmente, o trabalhador pode se aposentar a partir dos 65 anos.

Na Itália, o tempo mínimo de contribuição é de 20 anos e a idade mínima de 66. O benefício pode ser adiantado para 63 anos, mediante desconto de 5% de desconto por ano reduzido.

Em Portugal, o trabalhador precisa contribuir por 15 anos e a idade mínima para aposentadoria é de 66 anos de idade.

Recentemente, na Espanha, foi aprovado o aumento da idade mínima para aposentadoria de 65 para 67 anos. Lá, o trabalhador pode se aposentar com 35 anos de contribuição.

Na Austrália, a idade mínima para aposentadoria é de 65 anos e, em 2023, subirá para 67.

Já no Japão, o país com maior expectativa de vida do mundo, o trabalhador precisa contribuir pelo menos 40 anos e pode se aposentar a partir dos 65 anos de idade.

Na Argentina e no Chile, a idade mínima para se aposentar é de 60 anos para mulher e 65 anos para os homens que contribuiram por, no mínimo, 30 anos.

O Canadá exige contribuição mínima de 35 anos e o trabalhador pode se aposentar a partir dos 65 anos de idade.

Na Colômbia, a idade mínima de aposentadoria é de 62 anos para os homens e 57 anos para as mulheres.

E na Grécia, o trabalhador pode se aposentar a partir dos 67 anos, mediante a 40 anos de contribuição.

 

 


Comentários

Leia Também

6 oportunidades que você pode estar perdendo por não falar inglês

Leia o artigo completo.


Saiba mais sobre o programa Au Pair

Leia o artigo completo.


Profissões em demanda na Austrália em 2017

Leia o artigo completo.



Facebook

Instagram

Categorias